quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Revelado o Impacto Ambiental de uma Busca no Google


copo_cha Revelado o Impacto Ambiental de uma Busca no Google Segundo informações da Times Online, quando um usuário realiza duas pesquisas no Google Search através de um computador desktop é possível gerar a mesma quantidade de dióxido de carbono que a fervura de uma xícara de chá numa chaleira, revelou uma pesquisa recente.
"Enquanto milhões de pessoas utilizam o Google sem considerar o meio ambiente, uma típica pesquisa gera cerca de 7g de CO2 como uma chaleira em ebulição com cerca de 15g. 'O Google opera grandes centros de dados em todo o mundo que consomem uma grande quantidade de energia', disse Alex Wissner-Gross, um físico da Harvard University cujas suas pesquisas revelam o impacto ambiental da computação. 'Uma pesquisa do Google tem um impacto ambiental definitivo'" descreve a reportagem.
<< "O Google não revela dados sobre seu consumo de energia e as pegadas de carbono. Ele também se recusa a divulgar os locais de centros de dados. No entanto, com mais de 200 milhões de pesquisas diárias estimadas globalmente na internet, o consumo de eletricidade e de gases com efeito estufa causado por computadores e da internet podem ser preocupantes". >>
"Embora o Google afirme trabalhar na vanguarda da computação verde, o seu motor de pesquisa gera altos níveis de CO2, devido à forma como ele atua. Quando você digita em uma pesquisa no Google por, digamos, "Dicas de poupar energia", o seu pedido não vai para apenas um servidor. Ela vai para vários que competem uns contra os outros" reportam os editores Jonathan Leake e Richard Woods.
Para Wissner-Gross, o Google é muito eficiente, mas a sua principal preocupação é fazer buscas rápidas e isso significa que eles têm uma série de capacidades suplementares que queimam energia. Em resposta as conclusões feitas pelas pesquisas, o Google publicou uma nota dizendo que "opera atualmente com mais eficiência que qualquer outros provedores de sistema de buscas".
Os relatórios também apontam que a indústria mundial de TI tem gerado tantos gases que causam efeito de estufa como as companhias aéreas do mundo - cerca de 2% das emissões globais de CO2. "Centros de dados estão entre as instalações com mais intenso uso de energia", disse Evan Mills, um cientista do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Califórnia.
O uso pessoal de internet também esteve na mira dos pesquisadores, para a Wissner-Gross, ao visualizar uma simples página da web é possível gerar de certa de 0,02 de CO2 aproximadamente por segundo. Este sobe para cerca de dez vezes para 0.2g de CO2 por segundo, quando visualiza um site com imagens complexas, animações ou vídeos.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Malditos sejam




Não tomo partido mas sempre aposto na paz.